terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ácidos nucléicos

Os ácidos nucléicos são substâncias formadoras de genes, constituídas por um grande número de nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidades formadas por três tipos de substâncias químicas:
- Uma base nitrogenada: composto cíclico que contém nitrogênio.

- Uma pentose: açúcar que contém cinco carbonos.

- Um fosfato: radical do ácido fosfórico.

Existem cinco tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U). As duas primeiras derivam de uma substância denominada purina e, por isso, são denominadas bases púricas. As outras três bases derivam de uma substância denominada pirimidina e são denominadas bases pirimídicas.

Classificação dos ácidos nucléicos:

- Ácido ribonucléico (RNA): é aquele em que os nucleotídeos possuem o açúcar ribose. Este tipo de ácido nucléico pode ser encontrado dissolvido no citoplasma, associado à proteínas formando os ribossomos ou formando o nucléolo.

- Ácido desoxirribonucléico (DNA): é aquele em que os nucleotídeos possuem o açúcar desoxirribose. Aparece associado à proteínas nos cromossomos e também está presente nos cloroplastos e nas mitocôndrias.




3 comentários:

  1. Boa fonte de pesquisa, definição clara e objetiva

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da definição que vocês usaram aqui no blog. Eu concordo com o comentário anterior. E isso me ajudou bastante, agora sim, compreendi.

    ResponderExcluir
  3. muito interessante gostei muito..ajudou pra caramba...

    ResponderExcluir